Amigos, hoje fala-se muito em preservar o meio ambiente. Este assunto já virou uma banalização pois fala-se muito e faz-se muito pouco.
A verdade é que todos sabem que é preciso cuidar do meio ambiente. No entanto quando se aborda o assunto o primeiro argumento que se escuta é: preservar a Mata Atlântica, pois bem sabemos que é preciso preservar a nossa Mata Atlântica. Mas como cuidar de algo que fica tão longe se não houver consciência para cuidar da rua onde mora?
Há dois anos comecei fotografar três bairros aqui onde moro, pois achava um absurdo a falta de lixeiras em muitas ruas. Então comecei registrar com fotos e vídeos aquela situação para mostrar para os representantes do bairros....
A situação era a seguinte: Havia ruas onde se encontrava livreiras; outras tinha, mas estava quebrada; Em outras haviam até duas lixeiras, mas os lixos estavam espalhados no chão.
Resolvi então montar um Seminário abordando o assunto em uma Escola onde eu era voluntária nos finais de semana. Convidei alguns professores que me deram aula na faculdade para ministrar as palestras, um artesão que fazia e faz trabalhos maravilhosos reciclando embalagens de cimento usado em construção civil. Convidei também os representantes dos três bairros e vários moradores da comunidade.
Os representantes de Bairro não apareceram. Mas as crianças da comunidade se divertiram muito aprendendo reciclar papéis e confeccionar aviões com embalagens de isopôr, aquelas de frios (queijo e presunto).
A vida é feita de pequenas mudanças e não tem que vir necessariamente de cima, cada cidadão é responsável pelo lugar onde vive....